Compartilhar uma história: o que está envolvido

Como é uma festa no idioma?

Parece um pouco com isso! Assista a um pequeno vídeo da nossa festa de idiomas, realizada em Geraldton, na Austrália, em setembro de 2019. Tinha todos os ingredientes essenciais: coração, diversidade, idiomas locais e um sentimento final de compartilhamento e conexão.

Quais são os passos?

1. Conheça outros contadores de histórias

Para começar, você organiza uma reunião informal onde conhece pessoas da sua comunidade que falam línguas minoritárias. Você pode ter tido experiências semelhantes em manter sua linguagem forte. Vocês aprendem saudações nos idiomas uns dos outros e compartilham histórias em seus idiomas. Você também aprenderá sobre festas linguísticas e como elas são organizadas.

2. Ensaie

Nesta fase, você está curioso, mas pode não ter se comprometido a compartilhar uma história em uma festa de idiomas. No primeiro ensaio, muitos contadores de histórias ainda não decidiram qual história contar. A idéia é se acostumar a contar uma história em público e a se movimentar pelo palco (qualquer que seja a forma que possa assumir: um parque, um andar de café, um mirante). É divertido ouvir os outros contadores de histórias e participar de sua experiência de compartilhar seu idioma. Os ensaios continuam até o dia do show.

3. Prepare

No seu tempo livre, talvez sozinho ou com amigos ou familiares, você escolherá uma história e começará a praticá-la. Idealmente, você chegará ao ponto em que poderá contar a história de memória, ou talvez apenas com pequenos cartões palm. Alguns de nossos contadores de histórias gostaram de contar suas histórias para os pássaros em seus quintais!

4. Apoie seus colegas contadores de histórias

Durante os ensaios e no dia da festa do idioma, você logo se sentirá parte de uma equipe. Os contadores de histórias oferecem uma fonte de apoio um ao outro.

5. Execute!

É hora da festa! Quando você chegar ao palco, começará ensinando a todos uma saudação. Depois, você irá compartilhar uma história em sua língua materna por cerca de 5 minutos. Por fim, você traduzirá isso para o idioma dominante do público. A maioria dos contadores de histórias diz que esse processo é divertido e que os enche de orgulho.

6. Conecte-se com seus ouvintes de histórias

Freqüentemente, o público está curioso para aprender mais sobre você e seu idioma e cultura, e assim algumas partes do idioma incluem uma seção no programa quando todos os contadores de histórias voltam ao palco e respondem a algumas perguntas. Fique por perto após o término do programa formal para conhecer pessoas e ouvir suas histórias, e espere ser tocado e incentivado.

7. Sonhe com o que vem a seguir

Agora que você se apresentou em público, o que mais você poderia fazer para comemorar e se conectar à sua comunidade local? Você se encontrará com seus amigos contadores de histórias mais uma vez para falar sobre isso e maneiras de se apoiar.

O que você pode esperar obter com a experiência?

A maioria dos contadores de histórias experimenta crescimento pessoal por se esforçarem para compartilhar do coração em público. Há uma sensação de realização, e o burburinho que vem de compartilhar algo que você ama: seu idioma. A alegria aumentará (prometemos!) Quando você testemunhar outros contadores de histórias fazendo o mesmo.

20191201_UN_Language_Party_0079.jpg

Não basta acreditar em nossa palavra. Aqui está o que os participantes anteriores disseram depois de um show:

Falar sua língua é uma coisa tão especial. Duas pessoas vieram até mim e disseram: ‘diolch’, galês, obrigado. Isso significou muito para mim. Ambos estavam no País de Gales e querem se reconectar com o idioma. Eles queriam saber onde poderiam encontrar aulas ... Também foi muito especial para mim conhecer os outros. Quando você conhece pessoas de um grupo como esse ... O que descobri foi que estávamos conectados por causa de nossa paixão pela linguagem, e isso significava muito para nós. Nós entendemos o que era - aquele sentimento, aquela coisa intangível.
Foi intimidador no começo, mas realmente legal. Parecia que estávamos fazendo algo grande na frente de todas essas pessoas. Eu me senti orgulhosa de mim mesma.
Isso me deu muita esperança ... não precisamos assimilar completamente, esconder nossa identidade, nosso legado, nossa história.
Me fez perceber o quão importante a narrativa pode ser.
Isso me deixa feliz ... estou dizendo aos meus filhos que essas pessoas estão nos pressionando a manter nosso idioma.
storytellers-4.jpg
storytellers-2.jpg
storytellers-8.jpg
storytellers.jpg
storytellers-5.jpg
storytellers-3.jpg

Créditos da foto: Sean Davey, Aishah Kenton, Courtney Elaine, Liz Arcus, Jennifer Pinkerton, Steven Bird. Todos os direitos reservados.